Home Caribbean Como a ESTÔNIA se tornou A CAPITAL DA INTERNET? Vale a pena ABRIR SUA EMPRESA offshore por lá?

Como a ESTÔNIA se tornou A CAPITAL DA INTERNET? Vale a pena ABRIR SUA EMPRESA offshore por lá?

0
Como a ESTÔNIA se tornou A CAPITAL DA INTERNET? Vale a pena ABRIR SUA EMPRESA offshore por lá?

E-mail pra contato: capitalglobal.ytb@gmail.com

ABRA CONTA NA NOMAD E GANHE 5 DÓLARES NO 1o DEPÓSITO:
Código válido: GUILHERMESB
Link:

INVISTA NO EXTERIOR PELA PASSFOLIO e ganhe bonus de até $100:

MANDE DINHEIRO PRO EXTERIOR VIA REMESSA ONLINE

ABRA CONTA NA TRANSFERWISE E GANHE VANTAGENS NAS REMESSAS:

INVISTA PELA STAKE HOJE E GANHE O BÔNUS DE ATÉ R$ 700 EM AÇÕES:

E hoje a gente vai falar sobre a Estônia.
Se há um país que deve ser considerado exemplo nos últimos 10 ou 20 anos é a Estônia, um pequeno país bcom cerca de 1 milhão de habitantes, situado perto do mar báltico, na europa setentrional mas já quase ali na europa oriental.
Certamente não em termos de ter um clima amistoso, uma vez que lá no inverno só tem 3 horas de luz solar e chega a fazer -30 graus nos dias mais frios.
Em todo caso, a Estônia é exemplo porque foi de um país considerado pobre, com uma economia fechada e pouco atrativa, para um país berço de inovações, atrativo para empreendedores e para investidores em termos de receptividade para se montar um negócio, networking, e também pela questão tributária.

E essas vantagens são principalmente para o pessoal que trabalha pela internet. Eu sei que aqui no canal tem muitos inscritos que são freelancers, que trabalham com softwares, o pessoal da tecnologia, ou ainda tem um negócio totalmente online, afinal eu sempre falo como um mindset internacional e uma empresa offshore pode beneficiar esses nichos de atuação.

E é justamente aí que a Estônia tem se desenvolvido e, em alguns casos, pode ser uma alternativa interessante até mesmo para se montar um negócio internacional, uma empresa offshore.

Então, a partir de agora, eu vou contar pra você algumas curiosidades sobre essa modernização da Estônia, vou falar sobre o programa de residência digital deles, e por último sobre as vantagens do sistema tributário deles e sobre os custos para se abrir ou manter uma empresa por lá!
A Estônia é um país que sofre de uma crise demográfica, o controle populacional da união soviética, o frio, entre outros fatores, como por exemplo que tem muito mais homens do que mulheres por lá, o que dificulta o crescimento da população, são problemas que afetam o país até o dia de hoje.
Então, por volta de 2014, uma maneira que o governo de lá pensou para atrair pessoas ao país foi criar o E-Residency, ou Residência Digital, que permite que qualquer pessoa, não importa de onde ela venha, preencha um formulário e se tornar um residente digital da Estônia.

E muitas pessoas vão pensar: qual é a utilidade disso?
Bem, é uma identidade digital emitida por um governo europeu.
Obviamente, isso não é o mesmo que adquirir a NACIONALIDADE da Estônia e consequentemente adquirir um passaporte europeu, o que traria diversas vantagens como eu já mencionei em um outro vídeo que eu vou deixar aqui no i-zinho.
Todavia, a aquisição do E-residency é interessante porque com essa identidade digital você tem maior facilidade para abrir contas bancárias no país, o que é muito interessante pra quem constrói capital de forma global e basicamente para qualquer pessoa que quer fazer transações internacionais.
Além disso, a residência digital também torna mais barato que você abra empresas na Estônia, podendo inclusive fazer tudo remotamente e sem a necessidade de ir até lá.

SISTEMA TRIBUTÁRIO E EMPRESA OFFSHORE NA ESTÔNIA
Não que isso seja algo muito difícil, mas a Estônia é o país que possui impostos mais competitivos entre os membros da OCDE.
E eu digo que não é muito difícil porque a OCDE é uma organização internacional em que acabar com os paraísos fiscais, sigilo bancário, e países com baixa carga tributária é uma das principais pautas da agenda.
Mas é curioso que alguns países ficam de fora dessa ofensiva toda, como Luxemburgo por exemplo e, de certa forma, mesmo os Estados Unidos.
Mas seria então a Estônia um paraíso fiscal que conseguiu se criar dentro da OCDE?
Qual a diferença entre estônia e os paraísos fiscais tradicionais como Suiça, Liechenstein, Panamá, Belize, Nevis, Ilhas Cayman e por aí vai?

Bem, a Estônia não é um paraíso fiscal. Na verdade o imposto lá é relativamente alto. Não importa se é imposto de renda sobre pessoa jurídica, sobre pessoa física, ou quanto você ganha, o imposto pra todo mundo é 20%.
Como eu falei, eles são minimalistas. Isso reflete inclusive nas alíquotas. Adotaram tudo igual pra não ter erro.

Mas veja, 20% é bem diferente do que 0%, como é o caso de um paraíso fiscal tradicional.
Então porque as pessoas se empolgam tanto com a questão tributária na Estônia?
Como que a Estônia tem conseguido manter por lá tantas empresas de tecnologia, não só startups, mas também empresas gigantes como a Transferwise e o Skype por exemplo?

source

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here